Aulas de balé são voltadas a meninos e meninas dos 3 aos 12 anos
O Programa Viva Mais, vinculado à Secretaria de Governo, inicia, nesta segunda-feira (14/08), as inscrições para o curso de balé. Voltadas a crianças entre 3 anos completos a 12 anos, as aulas serão ministradas gratuitamente às segundas (período da manhã) e sextas-feiras (período da tarde). A inscrição no curso poderá ser efetivada presencialmente no salão do Espaço Viva Mais, localizado na Rua Pedro Pereira dos Santos, 147, no Jd. do Santa Clara do Lago II (consulte abaixo os documentos necessários).
Dividido em quatro turmas com 16 alunos cada, o curso de ballet do Programa Viva Mais será realizado às segundas-feiras (com uma turma das 9h às 10h e outra das 10h às 11h) e às sextas-feiras (das 14h às 15h e outra turma das 15h às 16h). A divisão das turmas será realizada de acordo com a idade dos alunos. Enquanto alunos dos 3 aos 6 anos de idade aprendem o balé por meio de atividades lúdicas, alunos a partir dos 7 anos têm contato com os fundamentos do balé clássico, desenvolvendo as primeiras técnicas e movimentos da dança.
Responsável por ministrar as aulas de ballet no Programa Viva Mais, a professora Bebél Martins explica as estratégias adotadas para o ensino da dança ao público infantil. “A metodologia que uso com crianças até os 6 anos é do ‘baby ballet’, com uma proposta lúdica, em que todos os exercícios são disfarçados de brincadeiras. Ao ouvir e dançar com as músicas, as crianças acham que estão brincando, quando, na verdade, estão desenvolvendo várias capacidades como controle motor, musicalidade, senso rítmico, percepção auditiva, tempo de ação e reação, desenvolvimento cognitivo, criatividade, memória, concentração e segurança emocional. A preocupação inicial é de desenvolver o corpo e mente dessas crianças. Já a partir dos 7 anos, os alunos são introduzidos às técnicas do ballet clássico, aprendendo as posições mais simples. Neste momento do curso, passamos a ensinar as nomenclaturas e a utilizar música clássica nas aulas”, comenta Bebél.
O Programa Viva Mais desempenha atividades recreativas, culturais e artísticas em atendimento à população da cidade. A proposta do programa é proporcionar qualidade no estilo de vida a pessoas de todas as idades por meio da oferta de uma gama de serviços e atividades.
Consulte abaixo os documentos necessários para inscrição no curso de balé (documentos devem ser apresentados pelos pais ou responsáveis pelos alunos):
•Documento de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento
•Comprovante de endereço
•Cartão Cidadão
- Viva Mais
- curso gratuito
- balé