Prefeitura fechará temporariamente o órgão para realizar serviços de manutenção; objetivo é oferecer melhor atendimento à população
A Prefeitura de Hortolândia fechará temporariamente o Viveiro Municipal Antonio da Costa Santos, localizado no Parque Ortolândia. Com isso, o órgão suspenderá o atendimento ao público a partir do dia 26 deste mês até 26 de março. Durante o período de fechamento, serão realizados trabalhos de revitalização, manutenção e aprimoramento de serviços. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a iniciativa visa aprimorar a estrutura do viveiro e oferecer atendimento ainda mais qualificado à população.
Durante o período de revitalização, o serviço de distribuição de mudas será suspenso. A partir de 27 de março, o Viveiro Municipal retomará o atendimento normalmente, com a oferta de mudas e adubo orgânico à população.
O Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos oferece uma muda a cada dois meses ao morador da cidade, além de 40 quilos de adubo orgânico. No local, também é possível receber orientações técnicas sobre como fazer o plantio de árvore de maneira adequada. Até 2024, a meta da Prefeitura de Hortolândia, por meio do Projeto de Arborização e Paisagismo, é plantar cerca de 80 mil mudas em todas as regiões do município.
Guia de Arborização
A Prefeitura de Hortolândia alerta a população sobre a necessidade do plantio correto de mudas adequadas em áreas urbanas. Essa ação ajuda a evitar problemas provocados pela presença de plantas em vias e locais públicos.
Para informar a população sobre como fazer o plantio correto de plantas, a Prefeitura de Hortolândia oferece o Guia de Arborização Urbana, que está disponível por meio deste link, de forma gratuita. O objetivo é orientar os moradores sobre quais espécies são adequadas para o ambiente urbano e como deve ser realizado o plantio para que a muda cresça de maneira saudável e segura com raízes fortificadas no solo.
Requerimento de autorização para poda online
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a autorização da poda e do corte de árvores é solicitada por meio do site oficial da Prefeitura no LINK. Após a autorização no site da Prefeitura e a realização do trabalho, para que o material orgânico oriundo da poda, tais como galhos e folhas não fiquem espalhados nas calçadas, o morador deve contatar, por telefone, a Administração Regional do bairro onde mora para solicitar a coleta gratuita do material orgânico. Basta ligar em uma das cinco regionais (clique e veja os números dos telefones) e solicite a coleta.