Artista foi a convidada especial do evento desta segunda-feira (06/05); sarau integra programação de aniversário da cidade
A palavra falada tem o poder de provocar transformações nas pessoas. A poetisa Elisa Lucinda mostrou isso no sarau Parada Poética, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, na noite desta segunda-feira (06/05). O evento integra a programação comemorativa do aniversário de 33 anos da emancipação política de Hortolândia.
Em meio a uma noite com clima agradável, a artista encantou o público com algumas das suas poesias que estão nos seus 20 livros publicados. A poetisa é engajada. Em sua obra, Elisa Lucinda aborda com lirismo e bom humor temas da atualidade, como a questão racial, a força e o empoderamento feminino e a excessiva preocupação das pessoas com a imagem.
Ao recitar o poema “Meninos São José”, que aborda a inocência das crianças, a artista disse para os adultos a não censurarem os pequeninos. “Ser poeta é uma qualidade da criança. Por isso, não as atrapalhem. É tão fácil conversar com criança”, conclamou a poetisa.
A poetisa também fez questão de mostrar sua simpatia pelos artistas de rap e funk, muitos deles surgidos nas periferias. “É a vitória da palavra falada sobre o crime”, resumiu a artista.
Elisa Lucinda elogiou a iniciativa da Administração Municipal em realizar o sarau, um evento que incentiva o público a entrar em contato e adquirir gosto pela arte da poesia. “Esse evento é um exemplo do bom uso do dinheiro público. Parabéns à Prefeitura! Eu acredito que a palavra é a matéria prima para a construção da cidadania. Eu só estou aqui hoje por causa do meu trabalho com a palavra”, destacou a artista.
O que a poetisa disse se comprovou no sarau. Antes da apresentação da artista, pessoas de diferentes idades soltaram a voz no microfone para declamar versos que emocionaram a plateia. Foram jovens, adultos, adolescentes e até mães junto com suas crianças.
Presente ao sarau, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes destacou o sucesso que o evento tem feito junto ao público. “Mais uma edição da nossa Parada Poética no Centro de Memória. Casa cheia, em que nossos artistas locais usam o microfone para recitar versos e poesias. Uma atividade que cresce a cada dia e que reúne no mesmo local as mais variadas gerações. Afinal, o gosto pela poesia não tem idade”, salientou o prefeito.
- Parada Poética
- ELISA LUCINDA